segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escravidão no Brasil 8º ano

A escravidão como fato marcante da vida colonial na américa portuguesa, pela violência freqüente, as resistencias e a integração cultural entre brancos e negros.
Pesquisando fatos na história abolicionista os alunos apresentaram seus trabalhos as demais turmas. Utilizando  maquetes e cartazes representaram quilombos, senzalas e as fazendas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Concurso de Oratória

 A aluna, Sabrina Gomes Kuss, participou no dia 24 de maio de 2011, da etapa semifinal do Concurso de Oratória nas Escolas. Dentre 10 candidatas que participaram desta etapa, a referida aluna ficou classificada entre as 04 candidatas que participarão da etapa final no dia 08 de junho de 2011, na câmara dos vereadores de São Bento do Sul.

7:20h Apreciando a paisagem da escola

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fim de tarde na Alexandre Pfeiffer

Projeto Fundo do Mar

Hoje alunos do período integral apresentaram seus estudos referentes aos animais marinhos.
Durante o 1 bimestre os educandos tiveram contato com as características da fauna marinha nas diversas oficinas pedagógicas . Estudaram sobre golfinhos, peixe dourado, estrela do mar, cavalo marinho, polvo, baleias, lulas, tartarugas, crustáceos e outros. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de nomear as salas do período integral com nomes marinhos. As turmas após a escolha dos animais ficaram assim
1 e 2 ano – Golfinho
3 e 4 ano – Estrela do Mar
4 e 5 ano – Cavalo Marinho
6 ano – Peixe Dourado

Educação Ambiental

A Escola Básica Municipal Alexandre Pfeiffer realizou no dia 20 de maio, sexta feira, o plantio de hortaliças e flores com os alunos do Período Integral, concluindo a primeira etapa do Projeto de Educação Ambiental: “Semeadores do Sabor e da Beleza”. Para a realização dessa atividade, a escola contou com a parceria e apoio da Associação de Transportes do Norte Catarinense - ASTRAN de São Bento do Sul, que não mediu esforços em ajudar a escola na condução de suas propostas e atividades. Por conta disso, agradecemos a atenção e o apoio dispensados pela ASTRAN e, sobretudo, esperamos que essa parceria continue alimentando a esperança de um futuro ecologicamente equilibrado e melhor para os nossos alunos.

Patrono

ALEXANDRE PFEIFFER foi filho de Francisco Pfeiffer e Maria klinger Pfeiffer, tendo nascido no dia 03 de fevereiro de 1916, em São Bento do Sul. Ele fez seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas São Bento da Vila, em 1927 transformadas no Grupo Escolar Orestes Guimarães, integrando a primeira turma de alunos da Escola Complementar anexa aquele Grupo Escolar e concluindo o curso em dezembro de 1930.
Durante os dois anos seguintes estudou Contabilidade e Legislação Mercantil com o Professor particular Hugo Fischer, prestando, a seguir exame na Academia Superior de Comércio do Paraná em Curitiba, obtendo a aprovação, com o correspondente diploma registrado sob o número 33.221 na Divisão de Ensino Comercial do Departamento de educação do Ministério da Educação e Saúde (a fls 52 do livro 86), em 2 de setembro de 1933, e registro nº 0070 no Conselho Regional de Contabilidade em Santa Catarina, Florianópolis, livro 1 fls 2, em 13 de junho de 1947.
Devidamente habilitado, trabalhou na firma Buschle Irmãos Ltda, por superior a 40 anos, a maior parte do tempo na função de contabilista e chefe de escritório, considerado sob sua orientação, ”berço e aprendizado de muitos São-bentenses bem sucedidos da atualidade”, no dizer do “Empresário do ano de 1999”, senhor Álvaro Weiss (Evolução nº 509, de 12/11/99). Depois foi gerente “de fato’’ da firma, até a sua saída no começo da década de 70”.
Sócio e diretor financeiro da São Bento Automóveis Ltda (Bentauto), de outubro /1971 a agosto /1983.
Na década de 60 fez um curso de jornalismo com professor particular. Mais tarde, outros cursos, dentre os quais o de Vendas o de Recursos Humanos e Administração Financeira. Autodidata ávido e incansável, foi aprimorando seus conhecimentos sem cessar.
Na qualidade de Redator-chefe do Seminário local “Tribuna da Serra”, acompanhou por muitos anos os grandes eventos que fizeram a história do município, e como Sócio Honorário do Lions Clube de São Bento do Sul, alimentou, com fervor o ideal de servir. Assim procedeu em todos os ramos de atividade a que esteve ligado: no comércio, na indústria, no jornalismo e nos movimentos comunitários, prestando inclusive, incessante e decisiva colaboração na construção do Edifício que hoje abriga o Colégio Divina São José e o da residência das Irmãs da Divina Providência.
Em 1944 nomeado Promotor Adjunto da Comarca pelo então Interventor Federal de Santa Catarina, Doutor Nereu de Oliveira Ramos.  Co-fundador da Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul e seu presidente por dois mandatos consecutivos: 1972/1973 e 1973/1974. Simultaneamente Secretário Executivo e encarregado do Setor de Propaganda e Publicidade da “Sociedade Amigos de São Bento”, entidade criada para organizar os festejos do primeiro Centenário de Fundação da Cidade, ocorrido em 23 de setembro de 1973. Contando com o amparo do Prefeito Municipal e o patrocínio das Classes Produtoras de São Bento do Sul, que apoiavam o bom êxito da sociedade, as comemorações alcançaram sucesso extraordinário deslumbrando os olhos dos são-bentenses e dos visitantes, com sua beleza e seu bom funcionamento. Agraciado pela Associação Comercial e Industrial, em 1977, com a Medalha do Mérito. Co-fundador, ainda do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul, da Sociedade Desportiva Bandeirantes e da Sociedade de Sudetos Alemães de São Bento do Sul.
Foi desde 1933 sócio da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Sócio também da Sociedade Literária São Bento, da Sociedade Atiradores 23 de Setembro e da Sociedade Desportiva Guarani. Em 1987 condecorado pelo SENAI por serviços prestados ao Centro de Treinamento de São Bento do Sul. Em 1995 foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pela Sociedade Atiradores 23 de Setembro. Em 01 de setembro de 2000 galardoado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Benemérito de São Bento do Sul, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em nosso Município.
No campo literário foi autor de vários livros resgatando partes importantes da história de São Bento do Sul. Os títulos: - “Cousas do Nosso Tempo”, 561 páginas, escrito em parceria com o Cel. Osny de Vasconcelos. Edição esgotada. Em seguida, de sua própria e exclusiva autoria - “São Bento na Memória das Gerações”, 683 páginas, capa dura policrônica, plastificada; História da Igreja Católica de São Bento, 307 páginas, e “História da Comunidade Evangélica Luterana de São Bento do Sul”, 139 páginas. Seu quinto e último livro, que pretendia resgatar a história da Congregação das Irmãs da Divina Providência, em atividade nesta nossa bela cidade desde 12 de janeiro de 1909, está praticamente concluído, porém não foi publicado em virtude de seu falecimento ocorrido no dia 21 de março de 2002.


A escola


A Escola Básica Municipal “Alexandre Pfeiffer”, teve início em fevereiro de 2003, sendo pertencente a Rede Municipal de Ensino- SEMED, através da Lei nº  469 de 16 de dezembro de 2002, que criou o ensino de  Educação Infantil  até o  Ensino Fundamental.

A Escola está situada a rua Doutor Arndt nº 77, em um terreno de 46.990,70 m2 e uma área construída de 1.919,20 m2, divididos em dois pavimentos contendo uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais.

Iniciou sua atividades em fevereiro de 2003 com 179 alunos – Sendo 128 alunos do Ensino Fundamental (1º fase do 1º ciclo até a 1º fase do 2º ciclo )  +  51 alunos da Educação Infantil (alunos de 5 e 6 anos). No ano de 2004 foi implantado o Ensino Integral para alunos de 4 e 5 anos (pré-escola), desta forma os alunos passam o dia todo na escola. Em 2010, implantou-se o Ensino em Período Integral de 6 a 11 anos, contando com ensino regular em um período e Oficinas Pedagógicas em outro.

Iniciou suas atividades com 6 professores, 1 especialista , 1 diretora e 2 auxiliares de serviços gerais.
Sua primeira diretora: Nilvane Aparecida Rudnick, que iniciou a função em fevereiro de 2003 até dezembro de 2004.