terça-feira, 23 de agosto de 2011

Seqüência de Leitura



Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa
Autor: Arden Druce  
Ilustrador: Pat Ludlow  
Editora: Brinque-Book

Objetivos da aprendizagem:
Apreciar a leitura compartilhada.
Identificar o livro como um portador da história escrita.
Familiarizar-se com as características do mundo impresso como: autor, tradutor,língua original, índice, ilustrador etc.
Compreender,  recordar e recontar a historia a partir de questões formuladas pela professora e pelos colegas.
1 - Apresentação do livro e leitura realizada pelo professor.
Apresentar o livro as crianças, realizar uma conversa sobre o livro e informar que o professor ira realizar a leitura do mesmo e que cada criança ganhara um exemplar do mesmo para acompanhar a leitura. Quando a mesma for concluída eles poderão visualizar e comentar as gravuras e a historia.
2 - Leitura compartilhada interativa.
No segundo momento os alunos participarão ativamente da contação:
Professora: bruxa bruxa por favor venha a minha festa?
Crianças: obrigado irei sim, mas só se você convidar o espantalho...
E assim por diante. Os alunos terão as gravuras como parte da historia podendo antecipar a leitura com facilidade.
3- Reconto com os alunos
Em dupla os alunos realizam o reconto da historia para a turma que estará acompanhando a historia com seus livros.
 Após o termino da sequencia de leitura, deixar que as crianças comentem sobre suas impressões da historia.

Um comentário: